Você está visualizando atualmente O marketing após a “tiktokização”

O marketing após a “tiktokização”

O aplicativo de vídeos curtos que veio para mudar o jeito de fazer e de ver conteúdos.

Como já falamos em outro post sobre o documentário “O Dilema das Redes”, da Netflix, o principal objetivo das redes sociais é prender a atenção dos seus usuários.

Com o TikTok, isso não é diferente; mas você sabe o que isso muda no mundo do marketing? Não? Então continue lendo este conteúdo para entender.

O TikTok

Para começar, precisamos falar um pouco sobre o aplicativo; confira.

Reconhecida como a rede social com o maior crescimento da história, o TikTok é um aplicativo de vídeos curtos conhecido pela viralização.

Com mais de 3 bilhões de downloads, o aplicativo é um fenômeno, sobretudo entre o público jovem-adulto, que representa mais de 66% dos usuários da rede social.

O aplicativo em números
  • Atualmente, tem um bilhão de usuários ativos mensalmente;
  • Dos mais de 4 bilhões de usuários com acesso à internet no mundo, mais de 20% usam o TikTok;
  • Dos mais de 4,5 bilhões de usuários ativos em redes sociais no mundo, mais de 22% usam o TikTok.

Percebeu a relevância desse aplicativo para o mundo? Continue lendo para saber mais.

O efeito “tiktokização”

Como já citamos, os vídeos do TikTok são famosos por viralizarem facilmente; mas o que isso significa, afinal?

Como os vídeos do aplicativo são curtos e o objetivo das redes sociais é prender a atenção dos usuários, para viralizar o vídeo precisa prender a atenção dos espectadores logo no início, gerando uma reação de imediatez aos usuários.

Na prática, o que acontece é o seguinte:

  • O usuário abre o aplicativo, começa a reproduzir um vídeo e, caso esse vídeo não prenda a atenção dele já nos primeiros segundos, ele rola o feed e passa para o próximo vídeo, e esse é um ciclo que se repete dezenas de milhares de vezes.

Essa reação de imediatez, por sua vez, tem reflexo no mundo do marketing pois, sabendo dessa necessidade do usuário, o profissional de marketing precisa pensar em estratégias que, assim como o TikTok, prendam a atenção do usuário logo no início para que ele não apenas passe para o próximo anúncio.

Outra questão referente ao efeito “tiktokização” é, além de ter que conquistar a atenção do usuário rapidamente, os vídeos utilizados em materiais publicitários também têm que ser rápidos, pois as pessoas não estão mais assistindo vídeos muito longos.

Em resumo, é preciso investir em:

  • Vídeos que prendam a atenção do usuário logo no início;
  • Vídeos curtos.

Percebeu como o TikTok mudou a vida de todos, desde aqueles que assistem aos vídeos até aqueles que pensam em estratégias de divulgação de vídeos?

Conte com a ajuda de quem entende do assunto

Se você gostou de ler este conteúdo, não deixe de conferir outras publicações semelhantes que temos em nosso blog. Aproveitamos também para lhe convidar para nos seguir no Instagram!

E claro, se você precisar de ajuda para estruturar sua estratégia de marketing, não deixe de nos contatar.

Estamos prontos para te ajudar a alavancar o seu negócio e conquistar a sua tão sonhada felicidade empresarial!