You are currently viewing História da mídia social: quem entende de evolução sabe como avançar

História da mídia social: quem entende de evolução sabe como avançar

Vamos viajar no tempo e entender mais sobre a EVOLUÇÃO da raça humana. A autoridade de um indivíduo se torna plena quando conhece a história que há por trás dos processos. Acompanhe com a gente! 

Ao fazer uma breve retrospectiva começamos olhando para o ano de 1969: uma tecnologia militar conhecida como ARPANET começou a conectar universidades através do que seria o primeiro modelo do que conhecemos hoje como internet.

Após isso, a história também passa pelo BBS em 1978, deixando sua marca nos primeiros momentos de existência da comunicação virtual. Em 1994 a conexão discada com a internet começa a ganhar espaço ao redor do mundo. Quem se lembra da alegria que sentia quando conseguia conectar?

Os anos vão passando e cada vez mais qualquer pessoa começa a poder publicar na internet, mesmo sem conhecimento profundo de como isso tudo acontece.

Bate papo UOL, MSN, ICQ: eles denunciam nossa idade!

Em 1996 nasceu o famoso Bate-Papo da UOL. Em 1997 surge a SixDegrees, permitindo criar um perfil e adicionar amigos. Deixou sua marca na história como a 1ª potencial rede social existente! Aqui nesse ano também nasceu o ICQ! 

Cadê aqueles que usavam o MSN Messenger diariamente? O querido de sua época fez sua estreia em 1999 e foi líder em seu segmento aqui no Brasil!

Nos anos 2000 chegamos ao auge da revolução de transformações:

2002: surge o Friendster, que veio preparando o caminho para o Facebook;

2003: criação do Myspace e do Linkedin (maior rede social profissional do mundo);

2004: nasce o Orkut (a primeira rede social a verdadeiramente bombar no Brasil);

2005: o Youtube chega e vem pra ficar;

2006: é criado o Twitter, forte mídia social até os dias de hoje;

2009: aqui começa a história do famoso Whatsapp;

2010: nasce o amado Instagram, que hoje já provou sua autoridade e influência no mercado mundial;

2011: chega o SnapChat.

E então surge a reflexão: como as mídias sociais conseguiram ter tanto poder e influenciar na forma de ver, conhecer e interagir com as pessoas e com o mundo? A verdade é que com o fortalecimento delas a vida nunca mais foi a mesma. Entramos em um novo ciclo!

O que teremos no futuro?

Hoje são mais de 3 bilhões de usuários ativos nas redes sociais, e a tendência é que o número só aumente, pois o empenho e investimento no aperfeiçoamento das ferramentas é gigante! Vemos diariamente o uso e influência massiva que elas exercem nos relacionamentos pessoais e profissionais. É inegável a potência de mercado que encontramos ali.

Hoje, a maior parte dessas opções de mídia social desenvolve ferramentas específicas para promover a comercialização em sua plataforma. Por isso elas são fortes influenciadoras de uma marca: muitas são potencializadas ali; outras surgem nessas plataformas, como o Instagram, que faz nascer e promove o sucesso de muitas marcas existentes.

Um exemplo famoso de ferramentas é o Facebook Ads ou Instagram Ads, que promovem anúncios publicitários dentro dessas plataformas, divulgando produtos e serviços de empresas dos mais variados segmentos, impactando significativamente no ganho dessas marcas. 

As redes sociais provam diariamente sua importância não só para pessoas e empresas, mas para a sociedade como um todo. Tentar crescer fora delas é um risco muito elevado, pois elas impactam profundamente nossa “vida real”. E por que arriscar quando você pode potencializar através delas?

Parabéns, agora você conhece mais sobre a história, entende de sua evolução. Isso ajuda a definir sua velocidade na tomada de decisões, a descrever sua performance e norteará o SEU futuro.

A MKT Effect trabalha com todas as valiosas ferramentas digitais para a gestão e desenvolvimento do seu negócio, dando ainda mais vida para aquilo que você faz. Quer saber mais sobre qual ferramenta aplicar e como aumentar seus lucros? Entre em contato com a nossa equipe já!

Deixe um comentário