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Storytelling – Como ele pode contribuir para a sua marca?

Todos amamos ouvir boas histórias, certo? Para considerarmos que uma história é definitivamente boa, ela precisa de alguns elementos. Ela precisa nos comover e tocar nossos corações com algo que desperte nossas emoções e curiosidade.

No marketing isso não é diferente. Para proporcionar uma experiência prazerosa para o seu cliente, é preciso saber como falar da sua marca ou produto de modo a despertar o interesse do seu público. 

E como fazer isso? Através do Storytelling!

O que é Storytelling?

Story, vem do inglês “história”  e telling, de contar. Sendo assim, esta é a habilidade de contar histórias cativantes e relevantes que irão ficar na memória do seu cliente e farão com que ele lembre de você ao se deparar com a dor que ele estiver encarando. O storytelling poderoso é aquele slogan, aquela propaganda, a frase de efeito ou aquele conteúdo relevante que você leu e até hoje não esqueceu, pois tocou você de alguma forma.

Para contar uma boa história, você precisa garantir que ela tenha elementos como começo, meio e fim, mas mais do que isso: a história precisa ser cativante. A narrativa é e sempre foi muito importante para um negócio, pois através dela você emite o valor do produto que você tem ou do serviço que você oferece. 

Você concorda que para poder vender seu produto ou serviço, você precisa convencer seu cliente? Então você concorda que precisa de uma boa narrativa, ou seja, de um bom storytelling!

Como elaborar uma boa narrativa?

Em tese, você precisa ter em mente 5 principais pontos que precisam estar presentes na sua história relevante: a mensagem que você deseja transmitir com a sua narrativa; o ambiente em que a situação se passa; os protagonistas, a dor do seu público que será debatida e o desfecho final que desperte a confiança do seu cliente na sua marca. 

Ao anotar tudo isso, você terá um esboço de storytelling que deseja, e posteriormente, terá que aperfeiçoar junto de sua equipe como será elaborada essa poderosa narrativa, isso porque se você for elaborar um conteúdo escrito, por exemplo, alguns aperfeiçoamentos dos pontos podem ser exigidos. 

O storytelling no conteúdo de marketing precisa, além de permear os 5 pontos, não romantizar histórias e também ter cautela para não criar um diálogo fechado com o leitor. Antes de mais nada, você precisa conhecer seu público, o que ele espera da sua empresa e, a partir daí, você terá uma poderosa ferramenta para o storytelling: o desejo do seu cliente. 

A MKT Effect pode te ajudar nessa caminhada!

Contar histórias e participar delas com afeto, demonstrando preocupação, valorização e relevância são dois de nossos pilares mais concretos. Acreditamos muito no poder do storytelling, pois sabemos que através dele criamos uma relação de confiança e respeito com os nossos clientes e isso é o mais importante.

Você precisa de auxílio para criar uma ação inteligente de marketing? A MKT Effect pode auxiliar você e ficaríamos muito felizes em fazer parte de sua trajetória.