You are currently viewing HANDS ON

HANDS ON

Conviver com pessoas que colocam a mão na massa é revigorante e estimulante, principalmente no local de trabalho onde passamos boa parte do nosso tempo e prezamos por estar ao lado que vem para somar. Você se enquadra nesse tipo de profissional? Se sim, saiba que há uma nomenclatura específica para o seu perfil, o chamado “hands on”. 

Como é o perfil Hands on?

O perfil hands on é conhecido por ser proativo e gosta de estar sempre a par das novidades do setor e está sempre pronto para adquirir novos conhecimentos e o principal, busca por eles, sempre com curiosidade e sede pelo novo. Ademais, a busca pela solução de erros que passam por ele sem ser de sua competência solucioná-los é um diferencial, isto porque este profissional não se apega a cargos e sim ao bom funcionamento da empresa e de seu contexto. O hands on compreende que a empresa é um organismo vivo que todos precisam cooperar para que funcione de maneira fluida e consistente.

Então ser Hands on não é apenas função dos cargos de liderança?

Ao contrário do que muitos pensam, a proatividade não deve partir apenas dos gestores.

Ela pode e deve partir de todos os cargos, compondo o que chamamos de organismo vivo. É claro que os gestores, muitas das vezes, possuem essas características mais afloradas do que outros e por isso ocupam o cargo em questão. Nestes casos, o gestor batalha por sua equipe, conhece toda a sistematização por completo e está sempre a disposição de todos para ensinar quantas vezes forem necessárias.

Eu não tenho esse perfil. É possível desenvolvê-lo?

É sempre válido lembrar que todos os perfis profissionais são importantes, pois cada um deles possui características específicas que contribuem para o desenvolvimento de uma empresa. Porém, se você deseja desenvolver esse perfil em específico, uma boa dica é participar ativamente das atividades que envolvam seu cargo, desenvolvendo ideias que sejam construtivas a partir de uma perspectiva realista da sua área de atuação. Além disso, assuma novos desafios para si e tente cumpri-los respeitando seu tempo. Assim você irá entender seu ritmo e aprimorá-lo caso necessário for. 

Seja proativo, mas sem exageros.

Você não precisa sair pelo seu trabalho assumindo todas as responsabilidades em suas costas. Ser hands on não é isso. É preciso ter cautela, conhecer o fluxo de trabalho da empresa, conhecer seus colegas e observar como eles trabalham para que você possa sugerir ideias e mostrar serviço. Pense na empresa como a sua casa. Nela você gosta de se sentir à vontade, mas também preza pela organização e respeito mútuo. 

Você é Hands On?

Hoje, o mercado de trabalho procura profissionais hands on para compor seu quadro de trabalhadores, uma vez que este vem se tornando cada vez menor. Por isso, pessoas com múltiplas competências e interessadas acabam se destacando mais em muitas vagas.

Se você for um hands on, saiba que dentro do mundo do marketing digital você será muito bem recebido. Sempre estamos em busca de profissionais com este perfil para enriquecer ainda mais nosso quadro. Se você se identificou com essa filosofia, mande seu currículo hoje mesmo!

Deixe um comentário