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Quatro métricas de marketing que você precisa saber

Acompanhar a evolução do seu site e confirmar se o esforço e as estratégias de marketing que você aplica estão dando resultado é crucial para um negócio bem sucedido. A pergunta é a seguinte: como você faz para saber se essas táticas estão dando certo? Como você sabe se sua empresa está tendo o alcance e o sucesso esperado? 

Muitas pessoas acreditam que apenas saber o número exato de seguidores e de visualizadores da sua página nas redes sociais já é uma métrica realista. Contudo, esta é apenas o que chamamos de métrica de vaidade. Ter mais ou menos seguidores não quer dizer que estes sejam ou serão clientes, de fato. Logo, é necessário ir além dessa abordagem.

Para isso, você precisa conhecer as métricas de estratégia de marketing digital. Essas métricas ajudam você a ter as informações necessárias sobre seu site, saber quais pontos você está falhando e em quais está tendo bons resultados. Para saber como construir um site de autoridade, visite nosso último blog.

Abaixo, confira uma lista de quatro estratégias de marketing imprescindíveis que preparamos para você:

  • Custo de aquisição de cliente ou CAC

O CAC é a métrica utilizada para calcular quanto de investimento você aplica para conquistar cada um de seus novos clientes. O cálculo dessa métrica funciona da seguinte forma: soma dos investimentos que você fez para adquirir um cliente pelo número total de clientes conquistados. Ou seja: 

CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos em determinado período

O tipo de investimento que você deve considerar nesse somatório são os salários do seu time e o treinamento dado a eles, assinaturas de plataformas ou softwares, assessoria de imprensa, materiais, viagens caso for preciso, participação em simpósios, eventos e workshops, comissões de vendas, ou seja, tudo que está incluso na sua estratégia, com exceção de custos administrativos, desenvolvimento do produto e SAC.

  • LifeTime Value (LTV) – Tempo de vida do cliente

O LTV analisa o tempo de vida do seu cliente, isto é, ele comprou apenas uma única vez? Ele retornou para fazer mais compras de produtos ou serviços? Quanto tempo passou entre o primeiro negócio e o segundo? Ele mantém uma frequência específica?

Para calcular o LTV, siga a seguinte fórmula: Valor médio mensal x tempo médio de retenção do cliente

Logicamente, uma empresa que presta serviços por assinaturas tende a ter um LTV elevado. Entende-se que para um bom LTV é necessário que o resultado do cálculo seja três vezes maior que o seu número de CAC.

  • Click Through Rate (CTR) – Taxa de cliques

A taxa de clique nada mais é do que o número de cliques e sua relação com as visualizações. Dessa forma, você irá saber se suas estratégias de anúncios estão surtindo efeito ou não através da porcentagem de cliques. Esta também é uma boa oportunidade para você analisar o poder das suas palavras-chave e estudar as que você poderia implementar em seus anúncios.

A regra é clara: quanto maior for a taxa de cliques em seu anúncio, melhor é sua posição no ranking de pesquisas orgânicas. Uma taxa alta quer dizer que você está trabalhando bem em suas campanhas, uma taxa baixa pode indicar que algo não está saindo como esperado e você, ao contrário de estar investindo, está gastando dinheiro em algo que não soube aplicar. 

Para fazer o cálculo da CTR, é preciso fazer a divisão entre o número de vezes que o seu anúncio foi clicado e o número de vezes que ele foi visualizado.

  • Retorno sobre o investimento (ROI) 

O ROI é utilizado para analisar o retorno dos investimentos que você aplica em suas estratégias de marketing. É através dele que você irá saber o quanto você ganha ou perde financeiramente nas campanhas de marketing nas redes sociais. Assim, você poderá identificar quais você deve aprimorar e quais eliminar. 

É a partir do ROI que você consegue definir metas que estarão baseadas na realidade que vive sua empresa. Para calcular o ROI, subtraia seu custo total em relação à sua receita e divida pelo investimento. Por exemplo, imagine que sua receita é de R$200.000 e seu investimento é de R$20.000, deste modo:

ROI = 200.000 – 20.000 / 20.000
ROI = 9

Ou seja, seu retorno é de 9x mais que o seu investimento inicial. Agora que você sabe como funciona o ROI, você pode traçar metas realistas para seu negócio. 

Você não está sozinho

As estratégias e o mundo do marketing digital podem ser complexas e demandar tempo demasiado dos empreendedores. Nós, da MKT EFFECT, entendemos seu tempo como valioso e estamos aqui para ajudá-lo na sua jornada de presença nas redes sociais e a alavancar seu negócio. Conte conosco através desse link.