Neste post, reunimos três dicas preciosas para você tirar boas fotos e colocar em prática; confira.
Quando o assunto é mercado imobiliário, existem inúmeras variáveis que pesam na balança do possível comprador ou locatário, como possibilidades de financiamento; momento de vida; proximidade de centros comerciais, escolas, mercados, trabalho, hospitais, etc. Para ajudar essa balança a pender para o lado da corretora, uma estratégia é fazer o interessado no imóvel se apaixonar pelo local, e é aqui que você pode se destacar.
Atualmente, nossa sociedade está, mais do que nunca, visualmente estimulada. Temos acesso a imagens e vídeos de altíssima qualidade bem na nossa palma, tanto na hora de assistir quanto na hora de produzir, graças aos smartphones. Por causa disso, é importante conseguir captar a atenção, conquistar o interesse e cativar o seu público por meio de boas fotos dos seus imóveis e, assim, encantar seus prospects a ponto de se interessarem em iniciar as negociações.
As 3 dicas de ouro
Não se preocupe se você não é um Ás da fotografia, pois isso não é necessário. Os smartphones hoje em dia te equipam automaticamente para tirar fotos em alta resolução. Para fazer o melhor uso dessa ferramenta valiosa, confira essas 3 dicas de ouro que vão elevar o patamar das fotos do seu imóvel e te ajudar a capturar prospects.
1 – Fique de olho no enquadramento
O enquadramento é aquilo que está dentro do quadro, da tela, da sua foto. É a hora de você decidir o que vai aparecer na sua foto e o que vai ficar de fora. Essa dica é ainda mais valiosa no caso de imóveis já habitados, por isso, peça para o morador organizar e fazer uma limpeza na casa.
Dê preferência por tirar as fotos na horizontal, com o celular deitado, capturando, assim, mais do espaço em questão. Esteja atento também para o posicionamento e o alinhamento dos móveis no quadro da fotografia, evitando cortá-los pela metade.
Para que você consiga mostrar o ambiente inteiro, busque bater fotos de cima, assim você consegue mostrar todos os detalhes do imóvel. Alguns smartphones tem uma configuração na câmera que permite que seja dado um zoom out, assim como lente grande angular, abrindo o campo de visão e ajudando a captar mais elementos.
2 – A iluminação está boa?
Lembre-se: o seu objetivo é deixar o imóvel irresistível, então escolha um horário com boa luminosidade para fotografar o local. Isso vai depender da localização de cada imóvel, por isso, fique atento se o local recebe sol da manhã ou da tarde, sempre dando preferência para fotografar durante o dia, com luz natural, e não de noite. O ideal é que, caso as janelas estejam abertas, a foto seja tirada do mesmo lado em que essas se encontram.
O ângulo da foto também pode modificar a luz, portanto, teste todos os cantos e bata foto naquele que tiver uma melhor iluminação. Se necessário, leve uma iluminação artificial, como uma lâmpada branca. Evite o uso de flash.
3 – Organizando o ambiente
Como já mencionado na dica 1, é importante que a casa esteja organizada, evitando fotografar bagunças, removendo objetos que não fazem sentido ou não integram o contexto.
Além disso, esteja atento a objetos reflexos, como vidros e espelhos, de modo a evitar que você apareça na fotografia. Isso pode ser um desafio na hora de fotografar banheiros, por exemplo. Nesses casos, um enquadramento vertical, com o celular em pé, pode te ajudar.
Alguns pontos para manter em mente
Se você seguir essas três dicas com atenção suas fotos ficarão muito melhores para enviar para seus prospects e postar no site ou redes sociais da corretora, mas para terem um diferencial, separamos mais algumas sugestões para você manter em mente na hora de fotografar:
- Faça uma sequência lógica de fotos, auxiliando na compreensão de como é a planta do imóvel;
- Fique atento aos detalhes! O imóvel tem algum diferencial, um piso bonito, algum revestimento delicado, uma vista imperdível? Não deixe de captar! Isso pode ser um ponto de virada na hora da decisão do seu prospect;
- Como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Tire as fotos com calma e cuidado;
- Mais um clique nunca é demais. Como mencionamos, somos uma sociedade muito visual. Tire muitas fotos, variadas entre si. É melhor o prospect ter fotos demais do que de menos para conhecer o local;
- Use aplicativos de edição. Existem muitos que são gratuitos e intuitivos. Às vezes um simples ajuste no contraste, exposição ou saturação já fazer toda a diferença.
- Apto a edições mais complexas? Torne suas fotos em um lindo vídeo.
Fotos tiradas, e agora?
Depois de seguir as dicas na hora de tirar as fotos e enviar para os prospects interessados, siga com esse rico material para divulgação nos marketplaces, site ou redes sociais que domina.
A MKT Effect tem experiência com o mercado imobiliário, com diversos planos que podem atender desde pequenas a grandes imobiliárias. Acesse nosso site e preencha nosso formulário para fazermos um orçamento sob medida para o seu negócio. Em nosso Instagram você também encontra muitas dicas para o seu negócio.