You are currently viewing A importância do Copywriting nas vendas

A importância do Copywriting nas vendas

Para conversão não basta escrever e publicar um conteúdo. É necessário fazê-lo usando técnicas relevantes que geram conexão e facilitam a tomada de decisão do leitor

Copywriting é o termo usado para referir-se a uma estratégia de produção textual na área de Marketing e Vendas, tendo como foco principal a persuasão, ou seja, convencer o leitor e fazê-lo ter uma ação específica a partir do conteúdo que você proporcionou. Essa ação pode ser, por exemplo, a compra de um produto ou serviço em si, fazer o download de um ebook, ler outro texto do blog, assinar uma newsletter, a aceitação de uma ideia que você apresenta, entre outras (conforme o objetivo definido).

Essa técnica pode – e deve- estar inserida nas mais diversas ferramentas, como sites, posts de redes sociais, anúncios, roteiros de vídeos, e-mails, etc.

Por ter um caráter persuasivo, a técnica de produzir copy (texto) torna-se fundamental para todas as estratégias de marketing, pois ela vai impactar diretamente no aumento do número de conversões para sua rede de clientes e potenciais clientes.

E essa não é uma técnica que surgiu agora: muitos profissionais do século anterior ao nosso já estavam desenvolvendo conteúdos com foco persuasivo que ajudaram no reconhecimento e faturamento de diversas marcas. A produção de um ótimo copywriting pode ser a chave que faltava para a virada estratégica do seu negócio!

Conteúdo: o que oferecer?

A palavra de ordem aqui é: valor. A produção de conteúdo em sua empresa precisa agregar valor ao leitor. Quando alguém busca por um conteúdo é porque busca uma solução para o que precisa. Sendo assim, pode não ser nada atrativo apenas mostrar o produto ou serviço que você tem e dizer ao possível comprador para adquiri-lo. Afinal, por que a pessoa deve realizar essa compra com você? Que tipo de confiança sua marca gera através do conteúdo produzido? Invista na construção do relacionamento! Isso é importante para que a pessoa crie vínculo com sua marca, encontre em suas publicações conteúdos relevantes para a vida dela, que acrescentam, e não apenas mostra foco em vender de qualquer jeito.

A partir dessa ideia da importância de entregar valor, o copywriter vai desenvolver conteúdos de forma a entregar esses valores e aplicar técnicas de convencimento. Atenção nisso: o copywriter não é um profissional que tem somente a habilidade de escrever bem. Ter e desenvolver essa habilidade é sim essencial para fazer um bom texto.

E como isso é feito? Através dos gatilhos mentais. Esses gatilhos são considerados mecanismos cerebrais usados com o objetivo de despertar o leitor e fazer com que o processo de decisão aconteça mais rapidamente, de forma que isso não demande muito do nosso tempo. Aqui nesse texto também compartilhamos sobre gatilhos mentais. Gatilhos mentais são vitais no processo de conversão e vendas!

Apresentamos agora 4 pontos essenciais para desenvolver uma copy de excelência:

1 Fale de acordo com o perfil da sua persona: conheça o público que deseja alcançar e adapte a linguagem para essa realidade;

2 Crie títulos incríveis: essencial para despertar a atenção para o texto em si e para ser encontrado nas ferramentas de busca;

3 Apresente um texto rico: erros gramaticais frequentes, ideias sem coerência e linguagem inadequada são alguns exemplos que empobrecem um conteúdo;

4 Conheça palavras-chave do seu negócio: além de fazer com que sua marca seja encontrada mais facilmente, também proporcionam um bom posicionamento na web;

5 Aplique gatilhos mentais: assim você facilita a decisão e vínculo do leitor. O livro “As armas da persuasão”, de Robert B. Cialdini é muito valioso para aprender sobre essa construção.

Moda feminina: pense conosco esse rápido exemplo na prática

Uma marca de moda feminina deseja captar mais contatos para que, futuramente, tornem-se possíveis clientes. Ao invés de simplesmente divulgar produtos em seu site e deixar um campo pedindo e-mail para contato, a marca enriquece o processo quando oferece, por exemplo, um conteúdo de blog explicando sobre as tendências do ano. Ao final desse conteúdo pode disponibilizar um ebook com 10 dicas de como montar um look com um mesmo acessório, onde o leitor terá que preencher um campo com seu e-mail para acessar o material. Nesse caminho você terá o e-mail (ou outras informações que desejar), oferecerá um conteúdo que agrega valor para aquele público e estará investindo em relacionamento, de forma que o leitor sabe que pode voltar em sua página e encontrar mais conteúdos sobre o tema.

*Um lembrete importante: plágio, o ato de apropriar-se do conteúdo de outro como se fosse produzido por você, é crime e traz sérias complicações. Existem ferramentas de busca que estão constantemente analisando páginas para verificar a autenticidade de seus conteúdos.

Faça sua marca ser referência

Priorize sempre investir em estudo e pesquisa para enriquecimento do conteúdo, para oferecer o melhor, fazendo com que sua marca seja única e referência para seu público-alvo. Como já foi dito anteriormente, para entregar informações relevantes e conteúdo de valor.

Através disso você investe em relacionamento a longo prazo, tem mais chances de expandir sua carteira  de clientes e terá a venda como consequência natural desse bom fluxo. Quando você investe nisso está investindo em autoridade e na imagem de sua marca no mercado, o que favorece seu negócio.

Após a leitura desse blog você passa a ter 3 opções de escolha:

1 Não fazer nada e continuar como está;

2 Arriscar investir sem estratégias em um processo diferente;

3 Investir em um processo estratégico para crescer com base sólida.

 

Quero potencializar meu processo!

Conte sempre com a MKT Effect!

Deixe um comentário