Entenda o que é o marketing humanizado, qual a sua importância e como implementá-lo.
Se as marcas são criadas por seres humanos, por que às vezes temos a sensação de que a comunicação de marketing é tão robótica?
A diferença entre um marketing memorável e um marketing digital facilmente esquecível é a capacidade que uma marca tem de criar um vínculo com seu público por meio de estratégias de marketing humanizado.
Para entender mais sobre esse tema e aprender a implementar um conteúdo humanizado no seu negócio, continue a sua leitura!
O que é o marketing humanizado?
Assim como o nome sugere, o marketing humanizado é uma estratégia focada na criação de relacionamentos com o público por meio da geração de emoções.
Nesse tipo de marketing, o foco não está no produto, mas em oferecer uma boa experiência em todo o processo de jornada do cliente.
Para isso, logicamente, a empresa precisa conhecer o seu público-alvo e de que forma o seu produto/serviço pode ajudá-lo a resolver o problema que ele tem.
Para humanizar esse processo, é importante fazer com que cada potencial cliente não se sinta apenas um número, mas uma peça de extrema importância para a marca.
Por que a sua empresa deve apostar em uma comunicação humanizada?
Além de ajudar a melhorar o relacionamento com seu cliente e com leads em potencial, a humanização do marketing ajuda a aumentar o número de vendas.
Isso acontece porque a estratégia de marketing humanizado nos ajuda a entender melhor o comportamento de consumo do nosso público, o que torna as campanhas mais assertivas.
Ademais, quando a comunicação é humanizada, geramos um senso de identificação com a marca quase que instantâneo. Como resultado, temos um público mais engajado e com maiores chances de se tornarem clientes fiéis e promotores da marca.
Orientações para começar a implementar o marketing humanizado
1. Invista em storytelling!
Criar narrativas que impactem o consumidor é a maneira mais poderosa e eficaz para conseguir humanizar o marketing.
É por meio das boas práticas do storytelling que você chegará ao coração de um cliente, fazendo ele se conectar com o seu produto, seja relembrando uma memória feliz ou se identificando com a mensagem transmitida.
2. Engaje com o seu público!
Fique atento ao que as pessoas estão falando sobre sua marca e, quando possível, responda aos comentários e sugestões de forma direcionada.
No Instagram, por exemplo, além de curtir o comentário, você pode responder mencionando o arroba dessa pessoa.
Quanto mais você se envolver com seus usuários, maior será a probabilidade de eles verem você como uma entidade pessoal e confiável.
3. Ofereça um ótimo atendimento pós-venda!
Há anos, o pós-venda é um problema que assusta os consumidores, então como você pode se diferenciar e não cometer os mesmos erros no seu negócio?
A resposta está no marketing humanizado! Afinal, adotando uma estratégia de atendimento pós-venda e estando mais disponível e atento à jornada de compra do cliente – mesmo após a conversão – você mostra aos clientes a sua empatia e preocupação com eles.
E sabe o que isso se torna? Uma relação vantajosa para ambos. O cliente ganha uma marca confiável, respeitosa e funcional, e você ganha um consumidor fiel, leal e, em alguns casos, até um advogado da marca.
4. Invista em vídeos
Fale cara a cara com o seu cliente e desenvolva nele a sensação que já te conhece de tanto te ver e ouvir. Assim, todos se tornam personagens ativos e protagonistas junto à marca.
Viva o efeito marketing!
Humanizar a sua marca e criar um vínculo com o seu público, demonstrando empatia, ética e afeto é uma tarefa indispensável a empresas que desejam se destacar no mercado em que atuam.
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