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Marketing médico

O que é e como desenvolver ações eficazes?

Para fazê-lo, é preciso atentar-se tanto ao público quanto às limitações legais. Quer entender? Confira este blog!

O consumidor atual está muito mais exigente e antenado e, por conta disso, a preocupação com a saúde é um dos tópicos que mais lideram as pesquisas on-line.

O Google passou a ser a primeira opção na hora de pesquisar sintomas e encontrar especialistas médicos bem avaliados por outros indivíduos na web e isso, logicamente, abre uma excelente oportunidade para que médicos consigam atrair mais pacientes e fidelizá-los.

Mas será que é simples investir em marketing médico? O que pode e o que não pode ser feito?

Veja a resposta dessas perguntas neste conteúdo desenvolvido pelos profissionais da MKT Effect!

A importância do marketing médico

O bom e velho boca a boca é insubstituível, pois o dia a dia de um médico já constrói relações e promove o crescimento orgânico de sua carteira de clientes.

Mas como amplificar essa voz através do marketing médico via digital?

As estratégias de marketing digital voltadas para os profissionais da saúde não têm como objetivo apenas captar mais pacientes, mas melhorar a percepção das pessoas sobre o trabalho do profissional, gerar autoridade e educar o público-alvo.

Ao produzir conteúdos humanizados, relevantes e originais, um profissional consegue ajudar muitas pessoas a adquirirem informações. Com o tempo o profissional se tornará referência de fonte confiável para toda uma massa de potenciais clientes que navegam na internet..

Ademais, o marketing médico, quando bem-feito, ajuda a estreitar relações com o público, ou seja, com aqueles que já são pacientes e aqueles que podem vir a ser.

Construir uma estratégia de marketing respeitando as regras é bem mais difícil, mas a consciência leve prevalece e os resultados se constroem com mais alicerce.

A internet não é uma terra sem lei e, no contexto do marketing médico, algumas diretrizes regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na Resolução 1.974/11 devem ser obedecidas para que a sua estratégia on-line seja ética.

A seguir, confira alguns pontos relevantes que precisam ser preservados em seu marketing digital , evitando se tornar um motivo para dor de cabeça.

Exiba os seus dados profissionais

Nos materiais divulgados, seja nas redes sociais ou no blog do seu site, por exemplo, é obrigatório a inserção dos seus dados profissionais, tal como CFM, número da inscrição no Conselho Regional de Medicina e, caso seja especialista, o número de registro de qualificação.

Não anuncie infraestrutura como forma de mostrar superioridade

Mesmo que a sua clínica tenha uma infraestrutura de alta qualidade e que isso possa ser um grande diferencial do seu trabalho, você não deve divulgar essa informação com esse intuito, pois isso não é permitido pelo CFM.

Uma boa forma de indicar que possui a estrutura necessária seria indicar a importância desses equipamentos em diagnósticos e tratamentos por meio de conteúdo relevante, por exemplo.

Não exiba fotos dos seus pacientes

Você com certeza já viu conteúdos de profissionais que divulgavam o “antes e depois” dos seus pacientes, certo? Essa é uma prática que também vai contra o regulamento do marketing médico e, mesmo que você tenha a permissão dos pacientes, isso ainda continua a ser proibido.

Não divulgue informações sensacionalistas

Na Resolução 1.974/11, o sensacionalismo é caracterizado por exagero, mesmo em procedimentos consagrados.

A divulgação de métodos e meios que não tenham reconhecimento científico também se enquadra nesse caso.

Além disso, conteúdos que podem causar pânico, medo ou intranquilidade, também são tidos como sensacionalistas.

Viva o efeito marketing!

Por mais que o marketing médico tenha várias orientações e restrições, não é difícil segui-lo. Você pode contratar uma equipe especializada para produzir seus anúncios em diferentes mídias e garantir o cumprimento da resolução.

Trabalhando em parceria com clínicas e profissionais de diferentes segmentos médicos, a MKT Effect ajuda profissionais da saúde a trabalhar um marketing ético, eficiente e alinhado às expectativas de retorno versus investimento.

Entre em contato agora mesmo pelo nosso whatsapp.